top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeticia Cardoso

As lives no Bumba meu boi são tema do GECult-MA no dia 8 de julho

Neste São João, sentimos falta dos arraiais e festividades que reúnem as pessoas nas ruas e mudam a cara da cidade de São Luís no mês de junho, como as brincadeiras de bumba-boi, tambor de crioula, cacuriá, entre tantas que agregam brincantes, comunidades e apreciadores das culturas populares.

No entanto, apesar de impactar as relações presenciais, a atual situação de pandemia gerou um movimento inédito de apropriação das tecnologias digitais pelos grupos culturais populares. No caso do bumba meu boi, pudemos observar a prática recorrente de lives, com shows próprios ou participação em shows de outros artistas, tendo objetivos como reunir recursos financeiros para as comunidades, manter a tradição, dar visibilidade ao grupo, em espetáculos online adaptados e com poucos integrantes, por respeito às orientações sanitárias.

Para pensar essas novas relações no cenário da cultura popular local e algumas formas de abordagem no campo da Comunicação, o Gecult-MA propõe debater a temática na próxima quarta, 8 de julho, às 15h. Teremos como texto de apoio "A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção)", de Veneza Ronsini, que pode ser baixado aqui.

A sessão de estudos será mediada pela profª Letícia Cardoso (UFMA) e, nesta edição, terá a colaboração da profª Carolina Libério (UFMA) e estudantes do NUPPI, para enriquecer o debate. A reunião é aberta a estudantes e pesquisadores que se interessem pelo tema e integra a programação de atividades remotas em comemoração aos 50 anos do Curso de Comunicação.

Link de acesso para a reunião, que será realizada na plataforma Google Meeting: meet.google.com/zoq-wcxf-wnu

Imagem: Canal do Youtube Boi de Maracanã Oficial

Adicionar transmissão ao vivo

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page